17 NOV 2023
Educação de Santo André destaca práticas exitosas realizadas na rede municipal
Evento realizado nesta sexta teve como foco compartilhar ações que contribuem para o reforço de aprendizagem dos estudantes
Santo André, 17 de novembro de 2023 – A Secretaria de Educação de Santo André, por meio da gerência dos Centros Educacionais Santo André (Cesas), realizou nesta sexta-feira (17) o II Colóquio de Práticas Exitosas do programa Toda Criança Tem Direito de Aprender (TCDA). A iniciativa visa estimular, reconhecer e valorizar os trabalhos exitosos realizados na rede municipal que contribuem com a recomposição das aprendizagens dos estudantes.

O programa tem registrado avanços de 50% a 85% nas avaliações de leitura e escrita das crianças já no 1° semestre de 2023, além de zerar a distorção idade/série em alfabetização em alguns dos espaços.

O secretário de Educação, Almir Cicote, elogiou a iniciativa e a realização do evento na Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) - Parque Tangará. “Estamos cada vez mais buscando indicadores para avançar no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Ações que possam fortalecer a alfabetização na idade certa, por exemplo, são muito importantes”, destacou.

Na recepção do evento os participantes puderam conferir uma exposição de diversos trabalhos envolvendo temas como brincadeiras com algoritmos, dinâmicas, jogos, e outras atividades com foco na alfabetização, entre outras temáticas.

O programa Toda Criança tem Direito de Aprender, que foi criado a partir da necessidade de diminuir os impactos causados pela pandemia, reforça a aquisição do sistema de escrita alfabética, assim como o desenvolvimento pleno dos estudantes da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

Durante o encontro, o gerente dos Cesas, Márcio Fernando Ribeiro, parabenizou os monitores do TCDA pelo trabalho humanizado. “A proposta é que o Colóquio seja produtivo e contribua no processo de ensino e aprendizagem de desenvolvimento integral, considerando crianças em diferentes níveis de aprendizagem”, destacou.

A ação considera macrocampos incluindo manifestações artísticas, rítmicas e culturais, práticas pré-desportivas, artes marciais e lutas, cidadania, cultura de paz e cooperação.

A gerente do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deief), Viviane Gadelha Canavan, pontuou a evolução da iniciativa. “Educação é um instrumento fundamental no desenvolvimento de nossas crianças. Neste evento estamos falando de uma ação genuína que começou com cerca de duas mil crianças e, graças ao TCDA e mais um conjunto de ações, conseguimos identificar o avanço de nossas crianças. Parabéns a todos os profissionais envolvidos”.

O evento contou com a presença de coordenadores dos Cesas e coordenadoras de serviços educacionais. Na ocasião, a gerente da Emea, Edilene Vieira Fazza, destacou a importância do espaço para a realização de práticas pedagógicas. “O aprendizado em áreas com natureza é ainda mais valioso, com vivências ao ar livre. Nossa escola está sempre à disposição”, concluiu.

TCDA - O programa é realizado nos Centros Educacionais de Santo André, espaços que constituídos por Emeief, Creche, Centro Comunitário, Biblioteca e em algumas unidades há estrutura com piscina. São territórios especialmente pensados para o público da rede de Educação, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formação artística, esportiva, cognitiva, cultural e de lazer durante a semana e aos finais de semana.

Autor: Caroline Terzi