Secretarias / Departamentos
Programa de Saúde da Juventude

Objetivo:

Contribuir para o fortalecimento da cidadania da juventude visando a promoção de atitudes para uma vida mais saudável.

Público alvo:
Jovens de 15 a 24 anos.

Como se desenvolve:
Através do Plano Municipal de Saúde da Juventude que é o norteador das ações, o programa visa adequar os serviços de atendimento da saúde para acolher jovens nas suas necessidades específicas; ampliar o trabalho sócio-educativo com jovens multiplicadores de saúde e cidadania; desenvolver oficinas e campanhas proporcionando condições para refletirem as questões de gênero, orientação sexual, raça/etnia, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, violências e acidentes no trânsito; envolve parceiros para fortalecer o trabalho intersetorial.

Principais realizações:
Se Liga na Parada: atividade intersetorial que desenvolve campanhas e oficinas em locais de concentração de jovens para promoção da cidadania e vida saudável da galera.

Se Liga na Balada: ação com jovens em situação de festa e lazer para a redução dos índices de violências e acidentes no trânsito.

Se Liga na Saúde da Galera: formação de jovens multiplicadores de saúde e cidadania.

Comissão Técnica de Saúde da Juventude: com representantes de diversos serviços de saúde para elaboração do protocolo de atenção à saúde sexual e reprodutiva na adolescência.

Informação relevante:
O Programa de Saúde da Juventude (DAS) da Secretaria de Saúde esteve na Espanha em 2008, participando do Encontro de Fechamento do Programa URB-AL “La prevención de la exclusión social em jóvenes y adolescentes em contextos urbanos mediante la promoción de la salud y de los factores resilientes”, financiado pela Comissão Européia.

Por dois anos o Programa de Saúde da Juventude, esteve envolvido nesta cooperação internacional que teve por objetivo garantir o fortalecimento institucional através das trocas de experiências e construção de documentos teóricos entre municípios da Itália, Espanha, Uruguai, Colômbia e Brasil.

O produto final desta experiência trouxe um aprimoramento para o município de Santo André no que diz respeito a construção de um diagnóstico sobre a saúde da juventude na cidade e a implementação de ações com este público, utilizando no seu cotidiano técnicas para o desenvolvimento da capacidade de Resiliência como estratégia de inclusão social e promoção da saúde.

A equipe do Programa de Saúde da Juventude também volta com o compromisso de apresentar os resultados deste trabalho para outras áreas da prefeitura que lidam com o público jovem e também às organizações não governamentais parceiras deste projeto na cidade.