Com o objetivo de promover a saúde bucal na nossa cidade, este programa desenvolve as seguintes ações:
Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal
Preocupados com os números alarmantes de incidência do câncer bucal no Brasil, iniciamos em 2001 esta campanha de conscientização e prevenção do câncer bucal, que se repete anualmente, geralmente em outubro.
Os exames são realizados em um sábado, em tendas montadas em pontos estratégicos da cidade onde transitam um grande número de pessoas (R. Cel. Oliveira Lima e Largo da Vila Luzita), e a demanda para os exames é livre. Durante a semana da campanha, de segunda a sexta, os exames são realizados nas Unidades de Saúde, Casas de Repouso, SESI, Paço Municipal, SEMASA , DPAV, Pólo Petroquímico, Faculdades de Terceira idade, Polícia Militar, Supermercados, priorizando adolescentes, adultos e idosos.
A população de risco para o câncer bucal são principalmente homens com 40 anos e mais, fumantes, etilistas, pessoas d pele clara com exposição constante à radiação solar.
Os casos positivos de câncer são encaminhados para a nossa referência municipal e estadual em oncologia cabeça e pescoço para o tratamento: cirurgia e quimioterapia/radioterapia quando necessário.
A Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, vem alcançando seu objetivo de conscientizar a população e os profissionais (dentistas e outros profissionais da área da saúde). Com isto entendemos que estamos diagnosticando em estágios iniciais diminuindo as mutilações, possibilitando ao paciente levar uma vida digna, aumentando as possibilidades de sobrevivência e consequentemente diminuindo a taxa de mortalidade por esta doença.