10 OUT 2023
Educação de Santo André realiza palestra contra o racismo
A assistente social Raquel Timoteo explanou a temática “Branquitude e Racismo” para cerca de 200 profissionais da Educação
Santo André, 10 de outubro de 2023 - Na noite desta quarta-feira (10), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André, por meio do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, reuniu profissionais da Educação para conferir a palestra “Branquitude e Racismo”, com a assistente social Raquel Timoteo.

O encontro teve como proposta discutir o racismo e comportamentos preconceituosos, articulando o conceito de racismo estrutural e institucional em sua totalidade com seus reflexos na vida cotidiana.

Assim, pretende-se construir a compreensão das questões raciais como campo de conhecimento, possibilitando a reflexão sobre raça e classe na sociedade, bem como o papel da pessoa branca nesse processo.

Durante o encontro foi ressaltado que as abordagens sobre a raça têm se apresentado como primordial na formação, inicial e continuada, de professores e professoras na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, a palestra dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma vez que esse documento destaca o papel da escola na luta contra toda discriminação e preconceito, em diálogo com a multiculturalidade e os Direitos Humanos.

Na ocasião, a palestra foi ministrada por Raquel Timoteo, que é assistente social no Semasa e há 13 anos trabalha com situações de violência, entre elas o racismo. Raquel pensa e implementa políticas institucionais de prevenção, realiza encaminhamento de denúncias, atendimento e acompanhamento dos casos que tem sua gênese no racismo estrutural, campo de trabalho educativo para o Serviço Social através de iniciativas e projetos de Letramento Racial.

Autor: Caroline Terzi