11 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal de Santo André prestigiam peça que traz reflexão sobre uso da tecnologia
Iniciativa é destinada a turmas de estudantes atendidos pelo programa Toda Criança tem Direito de Aprender
Santo André, 11 de abril de 2023 - A Secretaria de Educação de Santo André preparou uma atividade especial para alunos atendidos pelo projeto Toda Criança tem Direito de Aprender (TCDA) nos Cesas e suas referidas turmas de 3º, 4º e 5º anos de Ensino Fundamental. De 10 a 14 de abril, cerca de 1,4 mil alunos vão conferir a peça teatral “Um varal no quarto” na sede do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, no Parque das Nações.

O espetáculo retrata a vida da adolescente Clarissa, que faz do celular o foco de sua atenção pela troca de mensagens com seus amigos no dia a dia. Com a distração, nem se dá conta dos obstáculos à sua frente e quase não repara no varal que foi colocado em seu quarto pela própria mãe.

O enredo da peça gira em torno de Clarissa e seus amigos tentando descobrir o motivo do misterioso varal em seu quarto e a importância de explorar o que se passa à sua volta, sem ficar tão dependente da tecnologia.

Aluna da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Cora Coralina, Isabele Mendes dos Santos, de 10 anos, aprovou a experiência. “Adorei os personagens, ainda mais porque eles estudam e falam sobre Cora Coralina, nome da escola que eu estudo”, comentou.

“A peça fala de uma realidade que a gente vive. Um bom assunto para refletir”, destacou o colega de classe de Isabele, o aluno Enzo Gabriel Alves, também de 10 anos.
Os alunos que participam do projeto Toda Criança tem Direito de Aprender receberam um kit de livros, dentre os quais um exemplar homônimo da peça da escritora Tânia Alexandre Martinelli.

Recuperação de aprendizagem - Nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) é que são realizadas também as aulas de recuperação de aprendizagem, visando minimizar os impactos da pandemia na Educação a partir do programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”.

A iniciativa atende alunos dos anos iniciais e ocorre nos 12 Cesas da cidade, espaços destinados até então para atividades complementares na rotina dos alunos.

Para contribuir no processo de aprendizagem, os monitores contam com um material de apoio especial elaborado com o objetivo principal de recuperação de aprendizagem dos alunos de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental dentro do contexto específico para esta faixa etária.

Além disso, os Cesas proporcionam formação sistemática conjunta dos monitores de atividades pedagógicas e monitores de ações complementares, planejamento articulado semanal das atividades, efetivando a interdisciplinaridade do trabalho com as crianças.

A coleção “TEMA – Tempo de Mais Aprender” foi adotada a partir de uma pesquisa minuciosa realizada pela Secretaria de Educação e dos exitosos resultados colhidos na cidade de Sobral, estado do Ceará, após evolução nos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na região.

Assegurar boas práticas aos alunos, bem como condições que possibilitem uma qualidade leitora e escritora por intermédio da utilização destes cadernos e as intervenções dos monitores diante do material é o foco da parceria.

A adesão dos alunos é realizada a partir da avaliação da equipe escolar que acompanha o avanço das crianças não alfabetizadas do terceiro ao quinto ano. No programa, são duas horas diárias ou oito horas semanais de aula, ampliando para sete horas o tempo de permanência no espaço escolar – das 11h às 13h para as crianças que estudam das 13h às 18h e das 12h às 14h para as crianças que frequentam a escola das 7h às 12h.
Autor: Caroline Terzi